terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dica de site


Virtual Books
Neste site, as possibilidades de acesso a títulos literários de todos os tempos se potencializam através da presença de sites que oferecem livros e resenhas. A Virtual Bookstore nos traz, dentre algumas opções, vários clássicos.
Sugerimos que a escola se utilize de trechos dessas versões para trabalhos em Literatura:
Escolha livre de títulos;
Escolha de trechos que julguem interessantes;
Análise de vocabulário;
Composição de resumo;
Composição de nova versão do trecho lido.

Site

Você conhece o site EstúdioWeb?

É um ambiente aberto e interativo, voltado para alunos e professores interessados em utilizar as informações encontradas na Rede em suas práticas educacionais.

São mais de 5000 sites disponíveis para pesquisas escolares - acompanhados de sugestões para sala de aula, atividades temáticas, promoções, lista de discussão e muito mais!

Vale a pena conferir!

www.edukbr.com.br/estudioweb/index.asp

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A leitura e a escrita no ciberespaço.

Recursos educacionais

No Portal do professor existem um espaço bem legal, onde são monstrados alguns recursos educacionais como imagem, áudio, video e animação de várias disciplinas.Basta escolher a modalidade de ensino e o conteúdo que gostaria de abordar, além do tipo de recurso desejado. Muito bom o material.Clique no título da postagem para ir a página de recursos de Lingua portuguesa.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Tenha sempre em maõs um plano

Vi esse vídeo no Blog http://mardemes.wordpress.com. Gostei muito,passei a lembrar de nossos planejamentos/replanejamentos na busca contante do aprender na sala de aula. Quando se tem uma meta, um objetivo, vale a pena ter um plano em mãos.Vale a pena conferir.kkkkk

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tudo sobre produção de texto

Na revista Nova escola, tem uma edição especial sobre produção de texto. Achei por bem reproduzi-la aqui, clique no título da postagem. tem um material muito bom para ajudá-los a aprimorar o ensino desse conteúdo. Organizado em dez capítulos, preparamos um guia com mais de 120 links para reportagens, vídeos, planos de aula, entrevistas, artigos, citações e portfólios especialmente produzidos por NOVA ESCOLA.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ferramentas on-line sobre a língua portuguesa

Nas andanças pela Net, recebi uma dica de um Blog muito legalwww.portugueslivre.blogspot.com.
Neste blog, encontrei uma postagem muito bacana que se referia ao site Links da Língua Portuguesa, organizado por Adriana Silva. Lá monstrou links muito bacanas, tais como:

Portal da Língua Portuguesa: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/
Dicionários on-line: http://www.oquequerdizer.com/, http://www.priberam.pt/DLPO/
Dicionário de Português e tradutor: http://michaelis.uol.com.br/
Sítio das palavras: http://sitiodosmiudos.kids.sapo.pt/gramatica/default.asp
Conjugador de verbos para a língua portuguesa: http://linguistica.insite.com.br/cgi-bin/conjugue
Concordanciador: http://cintil.ul.pt/pt/index.jsp
Dicionários de Sinônimos para a língua portuguesa: http://openthesaurus.caixamagica.pt/, http://www.letrasdispersas.com/sinonimos.aspx,
Descubra o significado de siglas, acrônimos e abreviações: http://www.siglas.com.br/?t=s&s
Verificadores de ortografia segundo o novo acordo: http://www.umportugues.com/, http://www.ortografa.com.br/, http://www.portuguesexacto.pt/
Tira Dúvidas Linguísticas: http://www.flip.pt/D%C3%BAvidasLingu%C3%ADsticas/tabid/324/Default.aspx
Ciberdúvidas da Língua Portuguesa: http://ciberduvidas.sapo.pt/index.php
Manual de Redação e Estido do Estado de S. Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_texto_introducao.htm

Visitem!!!

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A língua portuguesa nas salas de bate papo


Este livro traz uma discussão bastante interessante. Não deixem de visualizar.
OTHERO, Gabriel de Ávila. A língua portuguesa nas salas de bate-papo: uma visão lingüística de nosso idioma na era digital. Versão Digital. Novo Hamburgo: Editora do Autor, 2002

Tamanho: 355kb

Formato: .PDF

Download

Entry Filed under: Fonética e fonologia, Sociolingüística. .

Tìtulos que agradam a garotada

Temos abaixo alguns livros que agradaram e continuam agradando a garotada. Para baixar e fazer download . Clique no livro.




Obras da Literarura Brasileira


As 120 grandes obras da Literatura Brasileira
Autor:Alfredo Bosi

Que tal uma lista com as 120 grandes obras da Literatura Brasileira? O professor e acadêmico Alfredo Bosi listou os livros obrigatórios para qualquer um interessado em se aprofundar em nossa língua e cultura.



Clique aqui para fazer o download do texto completo

Reforma ortográfica em Braile

Guia do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é divulgado em braile

Ana Okada
Em São Paulo
Mesmo quem não enxerga terá de se adaptar às novas regras de escrita da língua portuguesa. O Acordo Ortográfico também influencia o sistema braile, em que pontos em relevo no papel decodificam letras e pontuação.

Foi lançado ontem (15), pelo Senado, o Guia do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa na versão braile.

TV Senado/Divulgação
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa em braile
Ele será distribuído a entidades representativas dos deficientes visuais, como ONGs, associações e secretarias estaduais.

O livro foi elaborado pela Seep (Secretaria Especial de Editoração e Publicações), por requerimento do senador Romeu Tuma (PTB-SP). Segundo ele, a idéia é enviar a publicação também para os demais países de língua portuguesa: "assim, os cegos poderão acompanhar a literatura que for modernizada na língua portuguesa".

Adaptação é a mesma

Segundo Regina de Oliveira, coordenadora de revisão da Fundação Dorina Nowill, em São Paulo, é possível colocar no sistema todos os tipos de transcrição, do português comum a fórmulas científicas e partituras. Para ela, será necessário um tempo para se acostumar às novas regras, "mas as dificuldades serão as mesmas de quem enxerga".

Cerca de 0,5% da população mundial não enxerga, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Dos casos registrados, 90% se encontram em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos e 80% deles poderiam ser prevenidos se fossem detectados com antecedência.

Pelos dados do Censo de 2000, no Brasil existem 148.000 pessoas com cegueira total e 2,5 mihões com baixa visão. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as escolas brasileiras têm pouco mais de 8.600 alunos cegos; a maioria está nas mesmas salas de aulas de crianças e adolescentes que enxergam.

A velha ortografia será aceita até dezembro de 2012.
Retirado do site: http://educacao.uol.com.br/portugues/reforma-ortografica/2009/04/16/ult105u7902.jhtm

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sugestão de Livro

O livro A Cabana, que foi publicado nos Estados Unidos por uma editora pequena, revelou-se um desses livros que, por meio da indicação dos leitores, se torna um sucesso de público: já são quase dois milhões de exemplares vendidos.

Resumo do livro

Durante uma viagem em um fim de semana, a filha mais nova de Mack Allen Phillips é raptada. Há evidências de que ela foi brutalmente assassinada em uma cabana abandonada.

Após quatro anos vivendo muito triste, causada pela culpa e pela saudade da menina, Mack recebe um bilhete estranho, que teria sido escrito por Deus, convidando-o para voltar à cabana onde aconteceu a tragédia.

Apesar de desconfiado, ele vai ao local do crime em uma tarde de inverno e adentra passo a passo no cenário de seu mais terrível pesadelo. Mas o que ele encontra lá muda o seu destino para sempre.

O livro A Cabana levanta um questionamento: se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar o nosso sofrimento?

Muito legal. Clique sobre o livro para fazer download .