segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Televisão Digital

A necessidade de integração das novas tecnologias na escola é uma realidade presente no cotidiano escolar. Como a integração por meio da Internet ainda deixa muito a desejar, com a chegada da Televisão surge uma nova oportunidade para os ambientes interativos virtuais digital. Essa tecnologia de informação nasce com a promessa de interatividade com os telespectadores, que por sua vez, deixaram de ser passivos diante das informações.
Atualmente, o maior meio de comunicação é a televisão. A maioria das informações são fornecidas pela TV, (a qual atinge o maior número de pessoas) ou pela tela do computador (acesso mais restrito). Observa-se que as informações são transmitidas atualmente, com a ideologia dos seus idealizadores, alguns aceitam, poucos criticam e nada de concreto é feito para minimizar os danos subseqüentes na família e na escola. Assim, é necessário que a instituição escolar esteja preparada para educar com esses meios. A educação terá que capacitar pessoas que irão enfrentar um mundo digital de uma forma reflexiva e crítica.
As metodologias em sala de aula devem ser repensadas. Através da TV interativa podem ser criadas estratégias de interpretação das imagens e linguagens abordadas na programação apresentada.
Sergio Ferreira do Amaral e Daniel Moutinho Pacata destacam em um artigo ações do Projeto de TV Digital Interativa que está sendo desenvolvido no CPqD com recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). Este projeto é subdividido em três sub-projetos:
a) o primeiro projeto visa a implantação de uma Estação de Serviços Experimentais, sendo a primeira estação de transmissão aberta em TV digital interativa no Brasil, a ser instalada em Barão Geraldo - Campinas - SP;
b) o segundo projeto é o de desenvolvimento de serviços interativos para a TV digital centrado em serviços para a teleducação que têm como eixo uma pedagogia comunicacional de apoio ao professor em sala de aula, apoio ao estudante em casa e a interação pais - escola tomando como campo experimental três escolas de ensino fundamental localizadas em Barão Geraldo, Campinas, SP;
c) e o terceiro projeto de desenvolvimento de serviços para a convergência da rede de radiodifusão com a rede de computadores (Internet).
Essa seqüência de projetos tem o intuito de preparar a comunidade escolar preparar propostas de uso integrado entre a televisão interativa e seus telespectadores.
È importante destacar que a possibilidade de discussão e interação com os programas, filmes, entrevistas... que podem ser abordados em sala de aula através da tv digital promoverão discussões férteis para a aprendizagem.
Ações que podem ser realizadas na escola:
1. Formação de estudantes e professores para uso de novas tecnologias na sala de aula, fazendo com que as ações sejam coletivas, envolvendo todo o grupo;
2। Trabalho dos conteúdos de forma interdisciplinar, ou seja, num mesmo projeto existem diferentes eixos contemplados na grade curricular;

3. Desenvolvimento de novas habilidades, como a utilização de roteiro para criação de textos, onde serão trabalhados diferentes gêneros.

Referências :http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/setembro2003/ju229pg2b.html

domingo, 16 de setembro de 2007

Os livros diante das tecnologias digitais


Roger Chartier é um estudioso francês, especialista em história da Leitura.
Em uma entrevista concedida à revista Nova Escola na edição de Agosto de 2007, destacou alguns pontos relevantes sobre a trajetória da Leitura do decorrer dos tempos. Pontua aspectos interessantes sobre as mudanças sociais, o advento tecnológico, os suportes materiais dos textos e as variadas formas de ler, fazendo reflexões sobre os reflexos de tais transformações do hábito de leitura em qualquer época. Podemos destacar como pontos de discussão:

-A Internet como aliada para disseminar a cultura de leitura e escrita, pois, faz circular os textos de forma rápida e universal, podendo criar um novo tipo de obra literária ou histórica.
-A necessidade de entendimento das vantagens do mundo eletrônico, não esquecendo a lógica de outros textos que servem como instrumento de reflexão.
-A função da escola é manter e dos meios de comunicação é manter o conceito do que é criação intelectual e valorizar os dois modos de leitura.
Uma entrevista, sem dúvida, bastante interessante. Assim como muitos de seus livros faz uma análise das práticas culturais humanas e todas as evoluções contidas na aquisição da leitura e escrita.


Keyla Cristina

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

A leitura



A leitura nos proporciona oportunidades de conhecer o mundo e ampliar nossos horizontes, vislumbrando um futuro melhor.